DestaqueUOL

China e EUA preparam diálogo telefônico entre Biden e Xi Jinping para amenizar tensões e discutir questões bilaterais.

Relação tensa entre China e Estados Unidos mantém diálogo em meio a incidentes na região

Apesar das tensões bilaterais entre China e Estados Unidos, os dois países continuam mantendo um diálogo. De acordo com informações da Casa Branca, está sendo preparada uma possível conversa telefônica entre o presidente americano, Joe Biden, e seu homólogo chinês nas próximas semanas.

O conselheiro de segurança nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, afirmou durante uma reunião em Pequim: “O presidente Biden está ansioso para retomar o diálogo com o senhor nas próximas semanas”.

No Japão, país signatário de um tratado de segurança com os Estados Unidos, caças foram mobilizados na segunda-feira devido a uma incursão sem precedentes de uma aeronave militar chinesa em seu espaço aéreo.

Já o governo das Filipinas, que possui um tratado de defesa mútua com os Estados Unidos, declarou que a China é o “maior perturbador” da paz na região, após uma série de incidentes no Mar da China Meridional com navios chineses.

Na quarta-feira, Pequim alertou Washington contra qualquer apoio às Filipinas no Mar da China Meridional, enquanto o governo americano reafirmou seu compromisso com a defesa de seus aliados na região.

O chefe da diplomacia de Pequim, Wang Yi, afirmou: “Os Estados Unidos não devem usar tratados bilaterais como pretexto para minar a soberania e a integridade territorial da China”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo