DestaqueUOL

Brasil conquista vitórias no tênis de mesa e natação nos Jogos Paralímpicos de Paris, com destaque para Gabriel Araújo e duplas brasileiras.




Participação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Paris

A representação do Brasil nos Jogos Paralímpicos de Paris teve um início promissor nesta quinta-feira (29), com destaque para a vitória no tênis de mesa e a classificação para sete finais na natação.

O nadador mineiro Gabriel Araújo, conhecido como Gabrielzinho, após conquistar dois ouros e uma prata em Tóquio-2020, surpreendeu ao se classificar para a final da natação dos 100m costas na classe S2, com o melhor tempo das eliminatórias – 1min59s54. Sua performance impressionante o coloca como favorito para a final que acontece às 13h (horário de Brasília) na Arena La Defénse.

“Foi um tempo melhor do que eu esperava. De manhã [em Paris], o corpo vai soltando, e na final espero ser mais agressivo. Estou guardando energia para a disputa final”, comentou Gabriel, que foi um dos porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura junto com Beth Gomes, do atletismo.

Além de Gabriel, outros seis brasileiros competirão em finais de natação ainda nesta quinta-feira. Destaque para Andrey Madeira nos 400m livre na categoria S9, José Ronaldo na final dos 100m costas (S1), Gabriel Bandeira nos 100m borboleta (S14) e Mayara Petzold nos 50m livre (S6).

O maior medalhista da delegação brasileira em Paris, Phelipe Rodrigues, com oito medalhas, competirá na final dos 50m livre (S10), mesma prova em que Mariana Gesteira representará o Brasil na categoria feminina.

Empate no goalball contra forte seleção turca

No goalball, a seleção feminina enfrentou a poderosa equipe turca – atual campeã paralímpica e mundial – conquistando um empate por 3 a 3 no Grupo C, na Arena Paris Sul. Moniza, de Pernambuco, marcou duas vezes para o Brasil, enquanto Jéssica, de Brasília, anotou o terceiro gol.

“Daqui para frente, é crucial mantermos a defesa sólida. Acredito que a cada jogo vamos evoluir. É sempre uma honra representar o Brasil”, declarou Moniza.

Na modalidade do goalball, o Brasil terá outro desafio na sexta-feira (30) contra Israel, às 5h30 (horário de Brasília).

No tênis de mesa, as duplas brasileiras Catia Oliveira e Joyce Oliveira, assim como Claudio Massad e Luiz Filipe Manara, garantiram boas performances. Enquanto Catia e Joyce avançaram para as semifinais na categoria WD5, após vencerem as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman por 3 sets a 0, Claudio e Luiz superaram os favoritos da Espanha e seguem para as quartas de final na classe MD18.

“Enfrentamos a dupla número 1 do mundo e jogamos muito bem. Vamos nos esforçar ao máximo para alcançar uma inédita semifinal”, mencionou Massad.

Em sua terceira participação nos Jogos Paralímpicos, Luiz Filipe Manara destacou a competição acirrada, “Os favoritos não são tão favoritos, as zebras não são tão zebras. Conseguimos equiparar, e um campeonato como esse sempre nos faz pensar no próximo ponto”.

No ciclismo, Carlos Alberto Gomes Soares ficou em sétimo lugar na disputa da perseguição individual do C1 3.000m, não avançando para as disputas de medalhas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo