DestaqueSenado Federal

Senador elogia avanço na Câmara de projetos contra STF e defende impeachment de ministro em pronunciamento no Plenário






Senador Marcio Bittar critica atuação do STF e defende impeachment de ministro

Em um pronunciamento incisivo no Plenário, o senador Marcio Bittar, representante da União-AC, demonstrou apoio aos avanços na Câmara dos Deputados em relação a projetos que visam limitar o poder do Supremo Tribunal Federal (STF) de interferir nos demais Poderes. Bittar destacou a importância da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 28/2024, que permite ao Congresso Nacional anular decisões do STF que sejam consideradas inadequadas para sua função jurisdicional.

Além disso, o senador defendeu veementemente a abertura de um processo de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo Bittar, muitos parlamentares temem represálias e, por isso, relutam em assinar a petição.

Durante seu discurso, Bittar convocou a população a participar de uma manifestação em São Paulo no dia 7 de setembro, onde será feito um esforço para coletar assinaturas em apoio ao impeachment do ministro. O senador ressaltou que mais de 1,5 milhão de assinaturas já foram obtidas em todo o país, com a meta de alcançar 2 milhões.

Por outro lado, o senador fez duras críticas à atuação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, especialmente no que diz respeito aos indicadores sociais e econômicos negativos na região Norte. Bittar argumentou que as políticas de preservação ambiental em curso estão prejudicando o desenvolvimento econômico e social na região, dificultando o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, em prol de interesses estrangeiros.

Diante desse cenário, Bittar enfatizou: “A ministra abandonou seus conterrâneos. Nós temos quatro municípios isolados, ilhados no Acre. Os rios estão mais secos do que há 40 anos. E a carestia é horrível”. O senador atribuiu essas dificuldades à atuação de Marina Silva e do governo anterior, que, segundo ele, privilegiam ONGs estrangeiras em detrimento do progresso da Amazônia brasileira.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo