DestaqueUOL

Porto de Santos prevê movimentar 180 milhões de toneladas de mercadorias em 2021, impulsionado pelo agronegócio e investimentos em infraestrutura.




Porto de Santos prevê movimentar 180 milhões de toneladas de mercadorias em 2021

Porto de Santos prevê movimentar 180 milhões de toneladas de mercadorias em 2021

No último dia 28, o presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini, anunciou que o Porto de Santos tem a expectativa de movimentar 180 milhões de toneladas de mercadorias ao longo deste ano. Essa marca representaria um aumento significativo em relação ao ano anterior, quando foram movimentadas 174 milhões de toneladas.

Segundo Pomini, o Porto de Santos é responsável por cerca de 30% da corrente comercial brasileira. Durante o Fórum Caminhos da Safra, promovido pela revista Globo Rural, o presidente da Autoridade Portuária ressaltou que mais da metade das cargas movimentadas em 2023 foram do agronegócio, e a expectativa é que esse setor também lidere as movimentações neste ano.

De janeiro a julho deste ano, o Porto de Santos já movimentou 105,57 milhões de toneladas de mercadorias, o que representa um aumento de 9,7% em comparação ao mesmo período do ano anterior. As cargas do agronegócio foram as mais expressivas tanto nos embarques quanto nos desembarques.

Em relação aos modais de transporte utilizados, Pomini informou que atualmente 60% das movimentações são feitas por rodovias, 30% por ferrovias e 10% por dutos. Ele também destacou que serão investidos R$ 12 bilhões nos próximos cinco anos em melhorias e infraestrutura do Porto de Santos.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo