Ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional é ouvido em comissão especial sobre prevenção de desastres naturais

12/12/2023 – 10:39
Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Waldez Góes, ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional
A comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres naturais ouve nesta terça-feira (12) o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.
O debate será realizado a pedido do deputado Gilson Daniel (Podemos-ES). Ele destaca que, segundo a Organização Meteorológica Mundial (OMM), as mudanças climáticas causaram um aumento nos desastres naturais nos últimos 50 anos, afetando desproporcionalmente os países mais pobres. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que, desde 2015, houve um aumento de 80% no número de pessoas afetadas em todo o mundo.
O parlamentar acrescenta que estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios brasileiros apontou que, entre 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros de um total de 5.570.
A reunião será realizada às 14h30, no plenário 3.
Da Redação – RL
Na próxima terça-feira (12), a comissão especial sobre prevenção e auxílio a desastres naturais ouvirá o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. O debate será realizado a pedido do deputado Gilson Daniel (Podemos-ES) e tem como objetivo discutir as ações necessárias para lidar com os desastres naturais que afetam o país.
Segundo informações da Organização Meteorológica Mundial (OMM), as mudanças climáticas têm causado um aumento nos desastres naturais nos últimos 50 anos, afetando desproporcionalmente os países mais pobres. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) alertam que desde 2015, houve um aumento de 80% no número de pessoas afetadas em todo o mundo.
De acordo com um estudo elaborado pela Confederação Nacional dos Municípios brasileiros, entre os anos de 2013 e 2022, desastres naturais como tempestades, inundações, enxurradas e alagamentos atingiram 5.199 municípios brasileiros, de um total de 5.570. Esses dados evidenciam a urgência de discutir a prevenção e o auxílio a desastres naturais, que têm impactado de forma significativa o país.
A reunião está marcada para as 14h30, no plenário 3, e será um momento importante para que o ministro Waldez Góes possa expor suas ideias e propostas para lidar com essa questão. A expectativa é que a comissão, juntamente com o ministro, possam debater medidas concretas para enfrentar os desafios causados pelos desastres naturais.
Esse é um tema de extrema relevância, e as decisões e discussões feitas nessa reunião podem ter um impacto significativo na vida de milhares de brasileiros. Portanto, é fundamental que haja um debate aberto e transparente, visando encontrar soluções eficazes para prevenir e lidar com os desastres naturais que assolam o país.
Com informações da redação.