Exposição no Senado revela história da tramitação de matérias legislativas ao longo dos anos em mostra inédita.

Nesta quarta-feira (28), o Senado inaugurou a exposição Tramitação de Matérias Legislativas no Senado Federal – Uma Visão Histórica. O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), primeiro vice-presidente da Casa, esteve presente na abertura da mostra.
A exposição, que conta com material do acervo do Arquivo do Senado, apresenta o registro da tramitação de matérias ao longo da história da Casa. Entre os itens expostos estão livros de projetos com anotações manuscritas, peças datilografadas em máquina e recortes anexados aos projetos de lei.
Gustavo Saboia, secretário-geral da Mesa, ressaltou o papel das ações em comemoração aos 200 anos do Senado Federal, celebrados em 2024, no fortalecimento institucional da Casa. Ele destacou a cooperação entre diferentes setores para viabilizar essas iniciativas e enfatizou a importância de disponibilizar ao público a pesquisa que revela os trâmites legislativos desde a fundação do Senado.
“Muito se fala em democracia, mas pouco se conhece, a fundo, sobre o processo legislativo, e, nesse sentido, é de grande valor poder apresentar esse trabalho ao público”, celebrou Saboia.
Ilana Trombka, diretora-geral do Senado, também destacou a relevância da parceria entre a Diretoria-Geral (DGer) e a Secretaria-Geral da Mesa (SGM) na concepção e execução de diversos projetos relacionados ao bicentenário, celebrado ao longo deste ano.
Para Fabrisia Almeida Garcia, assessora-chefe da Assessoria de Qualidade e de Gestão da Informação Legislativa (Asquali), é crucial apresentar o processo legislativo ao público. Fábio Liberal, servidor da assessoria, explicou que a exposição foi planejada para demonstrar a evolução da tramitação de matérias no Senado, acompanhando as tecnologias disponíveis em cada época, desde o texto manuscrito até o digital. Ele ressaltou que o registro dos projetos de lei sempre foi feito e que, com a chegada da internet, tornou-se público.
Serviço |
Onde: Espaço Ivandro Cunha Lima |
Data: até o dia 6 de setembro |
Horário: das 8h às 18h |
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)