DestaqueUOL

Declarações polêmicas e reviravoltas: Marçal ganha apoio de Carlos e empresários influentes em São Paulo. Bolsonaros estão em crise.




Artigo Político

Marçal vs Bolsonaro: a disputa digital que abala a extrema direita

Recentemente, uma intensa batalha de palavras tomou conta do cenário político brasileiro. Pablo Marçal, do PRTB, mostrou sua força ao vencer um acalorado debate nas redes sociais com Eduardo, o zero-três, levando Carlos, o zero-dois, a declarar apoio a ele, mesmo após tentativas fracassadas de desacreditá-lo.

Essa reviravolta na dinâmica dos Bolsonaros não pode ser vista apenas como uma simples confusão mental. É, na verdade, uma estratégia para mitigar danos. Tanto é que Carlos conseguiu pressionar o governador Tarcísio de Freitas a desmentir sua intenção de votar nulo em um eventual segundo turno em São Paulo entre Marçal e Guilherme Boulos, sem sequer corar.

A influência dos Bolsonaros está em declínio não apenas no mundo virtual, mas também no mundo real. A cada dia, mais apoiadores do clã declaram seu voto em Marçal, contrariando a orientação inicial. Um exemplo marcante é Cleitinho, senador e influenciador de Minas Gerais, filiado ao mesmo partido de Tarcísio, que demonstrou seu apoio ao candidato em questão. Joice Hasselmann, por outro lado, mostrou-se mais resistente.

Além disso, poderosos empresários do setor imobiliário e financeiro, que anteriormente apoiaram Jair Bolsonaro, migraram suas alianças para a candidatura de Marçal em São Paulo. Ainda que discretamente, eles trocam mensagens e participam de reuniões com a nova estrela da extrema direita, causando desconforto em Jair, Tarcísio e demais membros da família Bolsonaro.

Enquanto alguns se mostram inconformados, candidatos de diversos espectros ideológicos respiram aliviados ao pensar: “ainda bem que não temos um Marçal em nossa cidade”. Contudo, se ele sair vitorioso, sua estratégia será estudada e replicada por muitos.

Neste jogo político, aqueles que estão por trás das estratégias de marketing e os próprios Bolsonaros parecem ter perdido o rumo, enquanto poucos profissionais estão conseguindo surfar nessa nova onda da direita com habilidade e destreza.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo