DestaqueUOL

Bolsonaro convoca apoiadores para evento na Paulista e lança indireta a candidato a prefeito de São Paulo; Nunes confirma presença.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) convocou seus apoiadores para um ato no dia 7 de setembro, Independência do Brasil, em um vídeo em que deu um aparente recado ao prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB). Durante o vídeo, Bolsonaro chamou seus apoiadores e afirmou que “qualquer candidato a prefeito” de São Paulo poderá comparecer ao evento que será realizado na avenida Paulista, região central da capital.

Apesar de não mencionar diretamente Nunes, que é apoiado oficialmente por ele e seu partido na disputa paulistana, Bolsonaro também não citou Pablo Marçal (PRTB), candidato que tem conquistado apoio entre bolsonaristas. Ele destacou que o movimento é suprapartidário e que qualquer candidato a prefeito da capital está autorizado a participar, mas sem realizar discursos políticos.

Na semana passada, Nunes desconversou sobre sua presença no ato convocado por bolsonaristas, mencionando uma possível “questão de agenda”. No entanto, em entrevista à coluna Painel, o prefeito afirmou que comparecerá à manifestação, mas caso tenha compromissos oficiais relacionados à Independência do país, seu vice de chapa, Ricardo Mello Araújo (PL), irá representá-lo no evento.

O ato foi convocado em protesto contra o ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, responsável pelos inquéritos que investigam o grupo político do ex-presidente. A indireta de Bolsonaro a Nunes no vídeo acontece em meio a um movimento de apoiadores do ex-presidente que estão próximos da candidatura de Marçal.

Segundo a coluna Mônica Bergamo, expoentes bolsonaristas têm dialogado intensamente com políticos ligados a Bolsonaro para declararem apoio a Marçal, em detrimento do prefeito. A ideia é criar um movimento que possa trazer a família Bolsonaro para a campanha ou mantê-la distante da campanha de Nunes.

Em entrevista ao podcast Flow, Marçal afirmou que a relação com um dos filhos de Bolsonaro, o vereador Carlos, está pacificada, após já ter se referido a ele como “retardado”.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo