
Alerta de deslizamentos de terra em Cruzeiro do Sul
No início da madrugada desta sexta-feira (24), moradores do bairro Morro Toca dos Corvos, em Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, foram surpreendidos com um alerta urgente: deixar suas casas imediatamente devido ao risco de deslizamentos de terra na região. A orientação partiu da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, após vistoria e relatório do Gamma, Grupo de Avaliação de Movimento de Massa do estado.
O Gamma, formado por representantes de diversas instituições, como a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Defesa Civil e universidades, tem como objetivo identificar áreas com potencial risco de deslizamentos. A situação se agrava devido às recorrentes catástrofes climáticas que atingiram o Rio Grande do Sul, começando pelo Vale do Taquari.
Cruzeiro do Sul, que já havia sido duramente afetada por enchentes em 2023, agora enfrenta a ameaça dos deslizamentos de terra. A cidade teve bairros inteiramente destruídos, com perdas humanas e desaparecidos, somando um total de doze mortos e sete desaparecidos em meio a uma população de 11,6 mil habitantes.
Diante do alerta, a Defesa Civil mobilizou equipes para coordenar a retirada dos moradores, contando com o apoio da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Exército e Secretaria do Meio Ambiente. Enquanto isso, a prefeitura realiza estudos para investigar a origem de fissuras no solo e em imóveis na região, incluindo a instalação de equipamentos para monitorar a saturação do solo e o nível de umidade, fatores determinantes para a ocorrência de deslizamentos.
A situação em Cruzeiro do Sul é crítica, e a população precisa estar atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir a segurança de todos os moradores. O risco de deslizamentos de terra é uma ameaça real e não pode ser subestimado.