632.763 crianças aguardam por vaga em creches públicas em todo o Brasil, aponta levantamento nacional do Gaepe-Brasil.

Os resultados desse estudo, realizado entre junho e agosto deste ano e divulgado na última terça-feira, revelam uma disparidade preocupante no acesso à educação infantil. A Constituição Federal de 1988 garante esse direito a todas as crianças, assim como a oferta de vagas é uma obrigação do poder público. No entanto, o levantamento aponta que a realidade está distante do ideal.
Dos mais de 5.500 municípios consultados, 44% têm fila de espera por vagas em creches. Dentre as principais justificativas para as crianças não estarem matriculadas nessas instituições, estão a falta de vagas e a falta de compreensão sobre a importância da educação infantil por parte dos responsáveis.
A distribuição por faixa etária das crianças aguardando vaga em creche revela que a demanda é significativa, com destaque para aquelas de até 3 anos. As regiões do Sudeste, Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste apresentam números expressivos de crianças desassistidas, ampliando a necessidade de atuação do poder público.
Diante desse cenário, o Ministério da Educação (MEC) tem adotado medidas para ampliar a oferta de vagas em creches e pré-escolas, com destaque para o investimento em novas unidades por meio do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, a articulação entre União, estados e municípios é essencial para enfrentar os desafios e garantir o acesso de todas as crianças à educação infantil.
A urgência em universalizar a pré-escola e expandir as vagas em creches é destacada por especialistas, que ressaltam a importância de priorizar as crianças mais vulneráveis. A transparência na divulgação de vagas e a busca ativa por crianças fora das salas de aula também são apontadas como ações fundamentais para reverter o quadro atual.
Em síntese, a situação da educação infantil no Brasil demanda ação urgente e uma intensificação dos esforços para garantir que todas as crianças possam ter acesso a uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.