DestaqueSenado Federal

Senador Eduardo Girão denuncia omissão do Senado em relação aos atos de Alexandre de Moraes, do STF, e defende impeachment do ministro.

Na tarde desta terça-feira (27), o senador Eduardo Girão, representante do Novo pelo estado do Ceará, fez um pronunciamento contundente no Senado Federal. Girão acusou a Casa de ser conivente e subserviente aos atos do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e defendeu veementemente o impeachment do magistrado.

Em suas palavras, o senador afirmou que uma das principais táticas de Moraes é a constante prática de censura, a qual tem sido alvo de críticas e repúdio por parte de diversos setores da sociedade brasileira.

Eduardo Girão destacou a importância de que o presidente do Senado tome medidas concretas diante dos “escândalos, abusos de autoridade e arbitrariedades” cometidas por Moraes. O político ainda ressaltou que um novo pedido de impeachment, assinado por mais de 130 parlamentares e com o apoio de mais de 1,1 milhão de assinaturas, será entregue em breve.

Além disso, Girão fez menção ao caso de Eduardo Tagliaferro, ex-coordenador da Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que está sob investigação por supostamente vazar mensagens entre assessores de Moraes. Segundo o senador, Tagliaferro estaria sendo perseguido após revelar conversas que evidenciavam possíveis ordens ilegais transmitidas por um juiz auxiliar.

Durante seu depoimento, Tagliaferro afirmou que questionava a legalidade das ordens recebidas, mas não tinha alternativa a não ser obedecer. A defesa do ex-coordenador já solicitou que Moraes seja impedido de conduzir o inquérito, alegando conflito de interesses e uma condução inadequada por parte do ministro.

O senador encerrou seu discurso denunciando o que chamou de “aberração jurídica” no país, onde Moraes estaria atuando como acusador, investigador e julgador. A situação, segundo Girão, é preocupante e exige a devida atenção e providência das autoridades competentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo