
O que diz o post
A imagem em questão compartilha o link verdadeiro de uma matéria do G1, utilizando a identidade visual do portal, porém com um texto manipulado. O texto enganoso afirma que “URGENTE. Dois bolsonaristas são presos por incêndios criminosos no interior de SP; um deles tinha vídeo celebrando o fogo”.
Por que é falso
Não há informações sobre a preferência política dos presos na matéria original. O artigo publicado no dia 25 de agosto pelo G1 tem o título: “Dois são presos por incêndios criminosos no interior de SP; um deles tinha vídeos celebrando o fogo”. O conteúdo integral da matéria pode ser conferido aqui.
Atualização sobre o número de presos. Até a última terça-feira (27), seis indivíduos já haviam sido detidos sob suspeita de provocarem incêndios criminosos no interior de São Paulo (leia mais aqui). A onda de queimadas assolou diversas cidades paulistas, principalmente na região de Ribeirão Preto, levando moradores a evacuar suas residências.
Um dos suspeitos alegou ter conexão com o Primeiro Comando da Capital (PCC), porém o Ministério Público descartou essa afirmação. Alessandro Arantes, de 41 anos, que foi preso em Batatais (SP), afirmou ter agido a mando do PCC e se orgulhou do ato, de acordo com o boletim de ocorrência obtido pelo UOL. Em entrevista ao jornal O Globo, o promotor Lincoln Gakiya, do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de Presidente Prudente, do Ministério Público de São Paulo, afirmou não acreditar na versão fornecida pelo suspeito.