
No próximo dia 1º de agosto, o renomado jornalista Marcelo Godoy lançará o seu mais novo livro intitulado “Cachorros: A História do Maior Espião dos Serviços Secretos Militares e a Repressão aos Comunistas até a Nova República” (Alameda). O evento de lançamento está marcado para acontecer no restaurante Rota do Acarajé, localizado na região central de São Paulo, a partir das 18h30.
Fruto de uma década de intensa pesquisa, a obra narra a trajetória de Severino de Mello, membro do PCB (Partido Comunista Brasileiro) que foi recrutado pela inteligência da ditadura militar (1964-1985). Segundo o resumo divulgado pela editora Alameda, o agente foi responsável por diversas ações que culminaram em sequestros, mortes, prisões e desaparecimentos que desmantelaram o PCB na década de 1970.
O livro “Cachorros” já foi tema de uma coluna escrita por Elio Gaspari na Folha e elogiado por seu rigor e imparcialidade. Gaspari, autor de cinco volumes importantes sobre a história do regime, destacou a profundidade da pesquisa de Godoy, que acessou arquivos em diversos países para obter informações precisas sobre um período controverso da história brasileira.
Além disso, o jornalista conseguiu manter o equilíbrio ao lidar com rivalidades entre os serviços de inteligência do governo e as organizações de esquerda, trazendo luz para os mistérios e segredos dos bastidores da ditadura militar. Com exceção da Guerrilha do Araguaia, o livro de Godoy promete revelar detalhes até então desconhecidos sobre a repressão aos comunistas no Brasil.
Este lançamento promete ser um marco na literatura brasileira e certamente despertará o interesse de estudiosos e curiosos sobre esse período tão conturbado da nossa história.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.