Desafios da acessibilidade no transporte público de Paris são destacados pelo Le Parisien antes da abertura dos Jogos Paralímpicos






Artigo Jornalístico

Nesta terça-feira (27), véspera da abertura dos Jogos Paralímpicos, o diário francês Le Parisien traz em destaque a problemática da acessibilidade em Paris. Os principais meios de transporte da cidade, como metrô e trens, ainda deixam a desejar quando se trata de garantir a locomoção de pessoas com mobilidade reduzida.

Por outro lado, Le Monde destaca em sua cobertura um balanço positivo do festival de música Rock en Seine, ocorrido no último final de semana, que se destacou pelos projetos de inclusão e acessibilidade. Foi um evento que buscou proporcionar uma experiência inclusiva para todos os públicos.

A capa do Le Parisien traz também a presidente do Conselho da Região Metropolitana Ilê-de-France, Valérie Pécresse, que levanta a necessidade urgente de investimentos em acessibilidade nos metrôs de Paris. Ela propõe um ambicioso plano de € 20 bilhões para tornar as antigas linhas de metrô da cidade acessíveis a pessoas com deficiência em um prazo de 20 anos.

Diante desse cenário, surge o questionamento: os Jogos Paralímpicos, que têm início nesta data, serão capazes de impulsionar esse projeto que há anos é discutido, mas nunca saiu do papel?

Sair da versão mobile