Câmara dos DeputadosDestaque

Câmara dos Deputados homenageia os 30 anos do Plano Real em sessão solene presidida por Luiz Carlos Hauly




30 anos do Plano Real são comemorados na Câmara dos Deputados

27/08/2024 – 12:07

Mario Agra / Câmara dos Deputados

Hauly, ao centro, preside a homenagem nesta terça

A Câmara dos Deputados realizou uma emocionante sessão solene nesta terça-feira (27) para celebrar os 30 anos do Plano Real, que foram completados em 1º de julho. A proposta da homenagem no Plenário foi feita pelo deputado Luiz Carlos Hauly (Pode-PR), que também foi o responsável por presidir a cerimônia.

O Plano Real foi criado no governo Itamar Franco, sob a liderança do então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, com o objetivo de controlar a inflação que assolava a economia brasileira desde os anos 80.

“O Plano Real representa a estabilidade econômica, e o fim da inflação é uma grande conquista”, afirmou Hauly, relembrando sua atuação na aprovação das medidas econômicas necessárias durante o governo Itamar.

Destacando a importância da atual reforma tributária, o deputado ressaltou que somente essa medida poderá ter um impacto equiparável ao do Plano Real, prevendo um crescimento sustentável para o Brasil nos próximos anos.

Em um vídeo exibido durante a sessão, o economista Pérsio Arida, um dos idealizadores do Plano Real e ex-presidente do Banco Central, ressaltou a importância do Congresso Nacional na aprovação das leis que garantiram o sucesso do plano.

Segundo Arida, antes do lançamento do Plano Real em 1994, a inflação chegou a assustadores 47% ao mês, mas a estabilidade conquistada a partir da implementação do plano contribuiu significativamente para a melhoria da economia brasileira.

O deputado Pauderney Avelino (União-AM) enfatizou o fato de que a estabilidade trazida pelo Plano Real também teve um impacto social positivo, especialmente para os mais pobres que sofrem mais com a inflação.

Além de Hauly e Arida, estiveram presentes na solenidade diversas personalidades, como o deputado Jonas Donizette (PSB-SP), o ex-ministro Henrique Hargreaves, o economista Edmar Bacha e o ex-deputado Rubens Bueno (PR).

Reportagem – Ralph Machado
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo