
Troca de Presidente na Vale

A Vale anunciou nesta segunda-feira (26), que Gustavo Pimenta será o próximo presidente da empresa. A escolha foi realizada pelo Conselho de Administração, de forma unânime, após um rigoroso processo de seleção que contou com o suporte de uma empresa de padrão internacional, em conformidade com o Estatuto Social da Vale, políticas corporativas, regulamento interno do colegiado e legislações aplicáveis.
A substituição na presidência da Vale expôs várias feridas. O presidente Lula tentou indicar Guido Mantega para o cargo, mas o nome foi rejeitado, gerando críticas pela interferência no processo. O ex-tesoureiro do PT João Vaccari também buscou emplacar o ex-presidente do BB Paulo Caffarelli na vaga mais recentemente.
O nome escolhido para a presidência contou com o apoio do ministro Alexandre Silveira (Minas e Energia). Embora oficialmente o ministro tenha negado qualquer predileção, informações revelaram que os favoritos eram Luis Henrique Guimarães, ex-CEO da Cosan, ou Gustavo Pimenta. No entanto, Guimarães acabou sendo descartado devido ao fato de que sua indicação beneficiaria muito a Cosan.