Inscrições para Enem são prorrogadas até 14 de junho em todo o Brasil, anuncia ministro da Educação.

Nesse contexto, Santana ressaltou que os estudantes têm agora mais uma semana para realizar suas inscrições. As provas estão programadas para os dias 3 e 10 de novembro. A taxa de inscrição, no valor de R$ 85, pode ser paga até o dia 12 de junho, sendo aceitos pagamentos por pix, cartão de crédito, débito, em conta corrente ou poupança e por boleto, emitido na Página do Participante, onde também está disponível o QR Code para pagamento.
É importante destacar que os moradores do Rio Grande do Sul estão isentos do pagamento da taxa de inscrição, assim como os concluintes do ensino médio em escola pública. O Ministério da Educação divulgou um balanço que apontou a alta adesão de concluintes do ensino médio da rede pública em diversos estados, chegando a cerca de 100% de inscritos em estados como Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, entre outros.
No entanto, o Rio Grande do Sul, que ainda se recupera das enchentes, possui mais de 70% dos formandos da rede pública já inscritos, conforme dados do MEC. A pasta não divulgou o número total de inscritos até o momento. O Enem, criado em 1998, é fundamental para avaliar o desempenho dos estudantes ao término da educação básica e é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Os resultados do Enem são utilizados para acesso ao Sisu, ProUni e outras instituições de ensino, tanto públicas quanto privadas, além de serem aceitos em países de língua portuguesa com acordo com o Brasil. Os estudantes que não finalizaram o ensino médio também podem participar do exame como treineiros, para se autoavaliarem. A prorrogação do prazo de inscrição no Enem abre novas oportunidades para os estudantes brasileiros, permitindo que mais pessoas tenham acesso à educação superior.