DestaqueUOL

Magnata do Telegram é preso em Paris sob acusações de fraude, tráfico de drogas e terrorismo após chegada de Baku.






Telegram: CEO Pavel Durov é detido em Paris

Telegram: CEO Pavel Durov é detido em Paris

O magnata Pavel Durov, fundador do aplicativo de mensagens Telegram, foi detido em Paris após desembarcar vindo de Baku, no Azerbaijão. Durov, que passou os últimos anos morando em Dubai e possui passaporte francês, tinha planos de jantar na capital francesa, de acordo com fontes próximas ao caso.

O presidente russo, Vladimir Putin, também esteve recentemente em Baku, nos dias 18 e 19 de agosto, porém o porta-voz do Kremlin negou que tenha se encontrado com Durov durante sua visita.

A detenção de Durov ocorreu após a agência francesa OFMIN emitir um mandado de prisão contra ele, no âmbito de uma investigação que envolve diversos crimes, como fraude, tráfico de drogas, assédio cibernético, crime organizado e promoção de terrorismo, conforme informado por outra fonte.

Durov está sendo investigado por supostamente não ter tomado medidas para conter o uso criminoso da plataforma Telegram. No entanto, a empresa respondeu afirmando que ele “não tem nada a esconder e viaja frequentemente para a Europa”.

O Telegram se posicionou como uma alternativa às plataformas de mensagens dos EUA, criticadas por explorar comercialmente os dados pessoais dos usuários. A empresa afirmou que cumpre as leis da União Europeia, incluindo a Lei de Serviços Digitais, e considera absurdo responsabilizar uma plataforma ou seu proprietário pelos abusos cometidos por terceiros.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo