DestaqueUOL

Governo de São Paulo cria plano de emergência para atender demanda médica em áreas afetadas por incêndios na região




Plano de Emergência em São Paulo para enfrentar incêndios

O governo de São Paulo mobilizou médicos e unidades de saúde e fez uma reunião de emergência no fim de semana com o Hospital das Clínicas da USP de Ribeirão Preto, que coordena uma área de dezenas de cidades atingidas pelos incêndios.

Depois do encontro, a gestão Tarcísio de Freitas baixou um plano de ação emergencial para atender à crescente demanda por serviços médicos.

No sábado (24) a procura explodiu, com aumento de 60% nos atendimentos. No domingo, a demanda seguiu em alta. A previsão de autoridades é a de que os efeitos das queimadas sejam sentidos durante toda a semana, ainda que elas arrefeçam.

O governo está focado em garantir a continuidade e a expansão dos serviços de saúde. Medidas como garantir o abastecimento de energia e água nas unidades de saúde, instalar umidificadores e climatizadores, ampliar o atendimento por telemedicina e priorizar casos graves estão sendo adotadas.

Fora dos hospitais, a distribuição de máscaras N95 e a criação de vídeos educativos estão sendo realizadas. Além disso, redes de apoio comunitário estão sendo promovidas para ajudar pessoas vulneráveis.

Um terceiro eixo de ações propõe medidas para proteger populações mais vulneráveis, como pessoas em situação de rua ou que vivem em habitações precárias. O objetivo é fortalecer a estrutura de abrigos com o fornecimento de equipamentos e produtos essenciais.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo