DestaqueUOL

Estatal colombiana investigará denúncias de excesso de extração de água de córrego pela Coca-Cola em La Calera.




Estatal colombiana verifica denúncias de uso indevido de água pela Coca-Cola

Estatal colombiana verifica denúncias de uso indevido de água pela Coca-Cola

A Corporación Autónoma de Cundinamarca (CAR), estatal responsável pelo meio ambiente na região, anunciou que irá investigar as denúncias feitas por veículos jornalísticos em relação ao uso de água pela empresa Coca-Cola.

“Na normativa é claro que o uso prioritário deve ser para o consumo humano e não para atividades industriais”, afirmou Alfred Ballesteros, diretor da CAR, em entrevista ao Noticias Caracol.

No dia 11 de agosto, o portal Vorágine publicou uma reportagem denunciando que a Manantial, uma das envasadoras da Coca-Cola na Colômbia, estaria extraindo mais de 279.000 litros de água por dia de um córrego em La Calera, mesmo em meio a uma crise hídrica na região.

A CAR informou que realizará um estudo hidrológico da microbacia para avaliar a disponibilidade de água e determinar se há recursos suficientes para atender, em primeiro lugar, às necessidades das comunidades locais e, em segundo lugar, para outros usos.

“Como autoridade ambiental, minha maior preocupação é garantir o acesso da população à água potável e não privilegiar o uso de um particular em detrimento da comunidade”, destacou o diretor da CAR.

A Manantial possui uma licença concedida desde 1981 para a extração de 3,23 litros de água por segundo em La Calera.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo