
Mulheres negras se destacam nas eleições municipais
No cenário político atual, das oito capitais pesquisadas, quatro têm mulheres negras como candidatas em destaque. Um exemplo disso é a ex-vice-governadora Rose Modesto (União), que lidera as intenções de voto em Campo Grande. Além dela, a deputada Dandara Tonantzin (PT) em Uberlândia (MG) e a ex-deputada Mariana Carvalho (União Brasil) em Porto Velho também se destacam.
Em Uberlândia, há um empate técnico triplo nas pesquisas. Dandara lidera numericamente com 24%, seguida pelo atual vice-prefeito Paulo Sérgio (PP) com 23% e pelo deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB) com 20%.
A ex-deputada Mariana Carvalho pode conquistar a vitória no primeiro turno em Porto Velho. Com 51,7% das intenções de voto em uma pesquisa recente, ela desponta como favorita, enquanto o ex-deputado Leo Moraes (Podemos) está em segundo lugar, com 12,9%.
Em Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, três das quatro candidaturas melhor posicionadas são de mulheres. Rose lidera com 27,8% das intenções de voto, seguida por Beto Pereira (PSDB) em um cenário que conta ainda com a prefeita Adriane Lopes (PP) e a deputada Camila Jara (PT).
Aracaju, única capital nordestina liderada por uma mulher, tem cinco candidatas femininas. Emília Corrêa (PL) desponta como favorita, com 48,58% das intenções de voto, seguida por Yandra Moura (União Brasil) e Delegada Danielle (MDB).
Em Goiânia, a deputada Adriana Accorsi é a aposta do PT para conquistar terreno bolsonarista. Com 23,4% das intenções de voto, ela está tecnicamente empatada com o senador Vanderlan Cardoso (PSD), segundo pesquisa realizada em agosto.