
Ministra do Meio Ambiente declara “guerra contra o fogo e a criminalidade” no Brasil
A titular do Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva, declarou neste domingo que o Brasil enfrenta uma situação crítica, caracterizada como uma “guerra contra o fogo e a criminalidade”. A afirmação foi feita em meio aos incêndios florestais que assolam o estado de São Paulo, resultando no alerta máximo em mais de 40 cidades da região.
Após um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra anunciou que a Polícia Federal iniciou investigações para apurar as origens dos incêndios que têm causado danos significativos nos últimos dias. De acordo com as declarações de Lula, não há indícios de que os incêndios tenham sido provocados por raios, levando a crer que a ação criminosa possa ser a causa dos focos de fogo.
O presidente comprometeu-se a disponibilizar apoio federal aos estados afetados, visando intensificar as ações de combate às chamas. A preocupação com a preservação ambiental e a segurança da população motivaram o governo a tomar medidas urgentes para conter a destruição e identificar os responsáveis pelos incêndios.