
Rússia solicita acesso consular a Pavel Durov após sua prisão na França
A ministra das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, informou que Moscou havia solicitado acesso consular a Durov, fundador do Telegram, que foi recentemente preso na França. No entanto, devido à dupla nacionalidade de Durov, sendo também cidadão francês, as autoridades francesas consideraram a nacionalidade francesa como prioritária.
O empresário Elon Musk, conhecido por ser proprietário da rede social X, demonstrou apoio a Durov postando a hashtag #FreePavel (#LibertePavel) e fazendo um comentário em francês pedindo liberdade para o fundador do Telegram.
O Telegram, aplicativo de mensagens criptografadas desenvolvido por Durov, surgiu como uma alternativa às plataformas de mensagens dos EUA, que são frequentemente criticadas pela exploração comercial dos dados pessoais dos usuários. A empresa se comprometeu a sempre respeitar a privacidade e a segurança dos dados de seus usuários, nunca revelando informações confidenciais.
Em uma entrevista recente, Durov revelou que a ideia de criar o Telegram surgiu quando ele foi pressionado pelo governo russo enquanto trabalhava na VK, uma rede social que ele mesmo fundou. Após vender a VK em 2014 e deixar a Rússia, Durov estabeleceu a sede do Telegram em Dubai, elogiando a neutralidade da cidade e enfatizando a importância da independência, privacidade e liberdade para seus usuários.