
Em Ribeirão Preto, as aulas foram suspensas em todas as escolas municipais. De acordo com informações da prefeitura, a decisão foi tomada devido ao acúmulo de fuligem nas instalações escolares, resultante dos incêndios que assolam a região. Prevê-se que as atividades sejam retomadas na próxima terça-feira (27). O prefeito Duarte Nogueira, do PSDB, anunciou que as aulas suspensas serão repostas em outubro. Além disso, diversos moradores tiveram que deixar suas residências por causa do fogo e da tempestade de poeira que atingiram a cidade.
Uma importante rodovia no entorno de Ribeirão Preto está completamente interditada. Trata-se da SP-255, popularmente conhecida como João Mellão, que se encontra bloqueada no km 7. Na última sexta-feira (23), mais de 15 trechos de rodovias da região foram interditados, alguns de forma total e outros parcial. No entanto, a maioria desses trechos já foi liberada para o tráfego.
O governo federal mobilizou quatro aeronaves das Forças Armadas para auxiliar no combate às chamas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, os aviões e helicópteros do Exército e da Aeronáutica têm como objetivo principal neutralizar os focos ativos de incêndio e monitorar áreas de risco. Além disso, a Polícia Militar do estado de São Paulo disponibilizou três helicópteros para operar na região afetada.