
O Flamengo conquistou o título de campeão mundial sub20 neste sábado (24) ao vencer o Olympiacos, da Grécia, e erguer a taça da Copa Intercontinental da categoria. O jogo emocionante aconteceu no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Sob o comando do ex-jogador Filipe Luis, a equipe carioca derrotou os gregos por 2 a 1, com gols de Caio Garcia, aos 27 minutos, e Felipe Teresa, aos 46 minutos do segundo tempo, virando o placar após Liatsikouras abrir o marcador para o time grego aos 9 minutos.
Dentre os jogadores campeões, destacam-se o goleiro Dyogo Alves e o volante Rayan Lucas, que estavam presentes no alojamento do Ninho do Urubu em fevereiro de 2019, momento trágico em que um incêndio tirou a vida de dez atletas da base do clube.
A competição é realizada em parceria entre a Conmebol e a Uefa, colocando frente a frente os campeões da Copa Libertadores sub20 e da Uefa Youth League.
O Flamengo avançou para a final após vencer o Boca Juniors por 2 a 1, também de virada, em março. Já o Olympiacos garantiu sua vaga ao derrotar o Milan por 3 a 0 na decisão do europeu, em abril.
O time carioca fez história ao se tornar o primeiro clube brasileiro a conquistar o título, que passou a ser disputado a partir de 2022.
Na primeira edição, o Benfica, de Portugal, derrotou o Peñarol do Uruguai por 1 a 0 no estádio Centenário, em Montevidéu. Já em 2023, o Boca Juniors venceu o AZ Alkmaar, da Holanda, nos pênaltis, na Bombonera, em Buenos Aires.