DestaqueUOL

Tutores brasileiros arriscam a saúde dos pets ao medicá-los sem orientação veterinária, aponta pesquisa da Comac




Artigo: Perigos da automedicação em animais de estimação

Perigos da automedicação em animais de estimação

Um estudo recente revelou que muitos tutores de animais de estimação no Brasil estão optando por medicar seus pets sem a devida orientação veterinária, o que pode representar sérios riscos para a saúde dos animais. A pesquisa, realizada pela Comissão de Animais de Companhia (Comac) do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan), entrevistou 1.751 tutores e trouxe dados preocupantes.

De acordo com os resultados, 19% dos entrevistados afirmaram administrar medicamentos em seus animais sem consulta prévia a um veterinário, enquanto 9% buscam informações na internet para lidar com problemas de saúde dos pets. Essa prática, além de ser perigosa, pode mascarar sintomas de doenças mais graves, dificultando o diagnóstico correto e o tratamento adequado.

Mais de 35% dos tutores levam seus animais diretamente ao veterinário em caso de problemas de saúde, enquanto 22% entram em contato com os profissionais para obter orientações. No entanto, ainda há uma parcela significativa (22%) que prefere buscar informações com outros tutores, que muitas vezes não possuem conhecimento técnico na área.

Segundo Gabriela Mura, diretora do Sindan e coordenadora da Comac, é fundamental conscientizar os tutores sobre os perigos da automedicação em animais de estimação. Medicar um animal sem orientação adequada pode ter consequências graves, inclusive fatais. Produtos como anti-inflamatórios e antibióticos, comumente utilizados em humanos, podem causar danos severos à saúde dos pets.

Portanto, é essencial fortalecer o engajamento dos tutores e incentivá-los a sempre procurar a orientação de um veterinário antes de administrar qualquer tipo de medicamento em seus animais de estimação. A saúde e o bem-estar dos pets devem ser prioridade, e a automedicação pode colocar em risco a vida do animal que é considerado parte da família.

Siga o Bom Pra Cachorro no Twitter, Instagram e Facebook

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo