Prazo para vacinação contra variante XBB da covid-19 no Rio de Janeiro termina próximo domingo, Secretaria de Saúde alerta população

Para receber o reforço da vacina, a única exigência é que a dose anterior tenha sido aplicada há pelo menos um ano. De acordo com a SMS, o imunizante previne contra novas cepas do vírus e reduz as chances de internação e mortalidade pela doença.
A vacinação está sendo realizada em 238 clínicas da família e centros municipais de saúde espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. Além disso, a população tem a opção de receber a vacina no Super Centro Carioca de Vacinação, localizado em Botafogo, que funciona todos os dias das 8h às 22h. Outra unidade do Super Centro Carioca de Vacinação está situada em Campo Grande, no Park Shopping Campo Grande, também aberta diariamente de acordo com o horário de funcionamento do shopping.
O secretário municipal de Saúde do Rio, Daniel Soranz, ressaltou a importância do reforço da vacinação para manter a alta cobertura vacinal no combate à covid-19. Ele alertou que a cobertura vacinal tem diminuído ao longo do tempo e enfatizou a importância da vacina XBB, que protege contra a subvariante Ômicron XBB. Soranz destacou que a vacina está disponível para todas as pessoas com mais de cinco anos de idade.
Por outro lado, o Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz apontou um aumento nas internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em alguns estados, causadas pelo Rinovírus e pelo Sars-CoV-2. Soranz também alertou sobre a importância de se vacinar contra a gripe, destacando que o inverno é um período preocupante para as doenças respiratórias.
Diante desse cenário, a população carioca deve ficar atenta ao prazo final para a vacinação contra a variante XBB da covid-19 e buscar se imunizar o quanto antes para garantir a proteção contra o vírus e suas variantes.