DestaqueDiário do Rio

Pontos de descarte de cigarros eletrônicos no metrô do Rio de Janeiro: campanha alerta sobre riscos à saúde dos usuários.




Campanha contra cigarros

Ponto de descarte de cigarros eletrônicos no MetrôRio – Foto: Divulgação

Uma importante campanha está em andamento nas estações de metrô do Rio de Janeiro. Até o dia 31 de agosto, os usuários das estações Botafogo e Cinelândia/Centro podem contar com pontos de descarte de cigarros eletrônicos, dispositivos cada vez mais presentes em festas e baladas no país.

O lema da campanha, “Vape é Jogo Sujo”, foi lançado no dia 19 de agosto com o objetivo de alertar sobre os perigos à saúde dos usuários desses cigarros eletrônicos, que são proibidos de serem comercializados no Brasil. Além do MetrôRio, os dispositivos também podem ser descartados na estação Central do Brasil da SuperVia.

A Secretária Estadual de Saúde do RJ, Claudia Mello, ressalta a importância de conscientizar a população sobre os riscos dos cigarros eletrônicos. Segundo ela, o vape pode levar à dependência e até mesmo ser uma porta de entrada para o uso de cigarros convencionais, conforme indicam alguns estudos.

Especialistas em saúde pública em todo o mundo estão preocupados com os problemas causados pelos cigarros eletrônicos, considerados ainda mais nocivos que os convencionais. A campanha busca promover o debate sobre o assunto e esclarecer as consequências negativas desses dispositivos.

É importante ressaltar que os vapes descartados durante essa ação serão utilizados na criação de uma escultura para eventos de educação em saúde. Na próxima quarta-feira, dia 28 de agosto, em sincronia com o início dos Jogos Paralímpicos, a campanha abordará também os malefícios do uso do vape na prática esportiva por meio de vídeos divulgados no Instagram da Secretaria de Estado de Saúde.



Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo