DestaqueUOL

Memorial em Londres homenageará vítimas do tráfico transatlântico de escravos com escultura de bronze de 7 metros de altura







Memorial em Londres homenageará vítimas do tráfico de escravos

Há mais de 300 anos, navios britânicos foram responsáveis por transportar à força mais de três milhões de africanos escravizados pelo Oceano Atlântico. Foi durante esse período que a cidade de Londres despontou como o centro financeiro do tráfico de escravos.

De acordo com a vice-prefeita de Londres para Comunidades e Justiça Social, Debbie Weekes-Bernard, boa parte da riqueza da cidade foi construída às custas das pessoas escravizadas. Em um anúncio recente, foi revelado o desenho vencedor do memorial em homenagem às vítimas deste período sombrio da história.

Inspirada no formato das conchas de cauri, frequentemente utilizadas como moeda no comércio de escravos na África, a escultura “The Wake”, criada por Khaleb Brooks, terá 7 metros de altura e permitirá que os visitantes entrem nela. O monumento também terá gravados os nomes das pessoas que foram escravizadas durante esse período.

O escultor Brooks ressaltou a importância de reconhecer a história e refletir sobre o passado: “Somos a nossa história. Ela nos diz onde estivemos, onde estamos e em que direção podemos ir”.

A prefeitura se comprometeu a financiar o memorial, que terá um custo estimado em mais de 655 mil dólares e está previsto para ser concluído até 2026. No entanto, a construção dependerá também de doações privadas.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo