Imigrantes barrados em Guarulhos são tema de análise da Comissão Mista sobre Migrações Internacionais e Refugiados

A Comissão Mista Permanente sobre Migrações Internacionais e Refugiados (CMMIR) estará em destaque na próxima terça-feira (27), às 14h30, para discutir a situação de estrangeiros barrados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. A pauta da reunião conta com três itens de extrema relevância para a investigação e solução desse problema.
Os imigrantes inadmitidos e retidos em Guarulhos estão no centro das atenções por meio de dois requerimentos de informação apresentados pelos parlamentares senadora Mara Gabrilli (PSD-SP) e deputado Túlio Gadêlha (Rede-PE). Os pedidos foram direcionados aos ministros de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, e da Justiça, Ricardo Lewandowski, com o intuito de investigar possíveis violações de direitos humanos e condições precárias enfrentadas por esses estrangeiros.
De acordo com os autores dos requerimentos, os imigrantes provenientes de países como Índia, Paquistão, Afeganistão e Gana têm sido submetidos a situações lamentáveis, tendo que dormir no chão ou em cadeiras. Um caso trágico ocorrido recentemente, no qual um ganês faleceu após passar cinco dias retido na área restrita do terminal, ressalta a urgência da investigação e tomada de medidas efetivas.
Rio Grande do Sul
Além da situação em Guarulhos, a pauta inclui também um requerimento do senador Paulo Paim (PT-RS) para a realização de uma audiência pública sobre a Política Nacional para Deslocados Internos, com foco nas migrações internas provocadas por calamidades climáticas, em especial no estado do Rio Grande do Sul.
O senador destaca a importância de discutir as consequências das mudanças climáticas, que têm causado desastres naturais no Brasil, levando a deslocamentos em massa e exigindo respostas efetivas por parte das autoridades competentes.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)