DestaqueUOL

Reunião de emergência: Presidente Lula discute alta do dólar com equipe econômica em meio a tensões no mercado financeiro.




Presidente Lula se reúne com equipe econômica para discutir alta do dólar

Presidente Lula se reúne com equipe econômica para discutir alta do dólar

No dia 3 de março, o presidente Lula (PT) está agendado para uma reunião com a equipe econômica para debater a escalada do dólar em relação ao real. Em uma entrevista concedida à Rádio Sociedade, o líder petista expressou sua preocupação com a valorização da moeda americana e declarou que os recentes aumentos não são habituais. Lula atribui a alta a um suposto “jogo de interesses especulativos” contra o real.

Questionado sobre as medidas que estão sendo consideradas pelo governo para estabilizar a cotação do dólar, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, descartou a possibilidade de intervenção no Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), como sugerido por alguns especialistas. Haddad argumenta que a melhor abordagem seria aprimorar a comunicação acerca da autonomia do Banco Central e das metas fiscais.

As críticas de Lula ao BC e ao presidente da instituição, Roberto Campos Neto, têm sido apontadas como um dos fatores responsáveis pela disparada do dólar. Além disso, incertezas em relação à economia dos Estados Unidos, decisões sobre a taxa básica de juros brasileira e a percepção do risco fiscal no país têm contribuído para o atual cenário de valorização da moeda estrangeira. Na última terça-feira, o dólar encerrou o dia cotado a R$ 5,66, o maior valor desde janeiro de 2022.

Programa aborda motivos e consequências da alta do dólar

O episódio mais recente do podcast Café da Manhã explora as razões e impactos da valorização do dólar. O economista André Roncaglia, professor na Unifesp e colunista da Folha, analisa como as tensões entre Lula e Roberto Campos Neto afetam o mercado e discute a possibilidade de intervenção do governo ou do BC na cotação da moeda americana.

O Café da Manhã é veiculado de segunda a sexta-feira nas primeiras horas do dia. O programa, apresentado pelos jornalistas Gabriela Mayer e Gustavo Simon, conta com a produção de Carolina Moraes e Lucas Monteiro, além da edição de som realizada por Raphael Concli.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo