DestaqueUOL

Fumaça da Amazônia afeta qualidade do ar em São Paulo e interior do estado, com incêndios bloqueando estradas e céu avermelhado




Incêndios na Amazônia causam pôr do sol avermelhado em São Paulo

Incêndios na Amazônia afetam o pôr do sol em São Paulo

No final da tarde desta sexta-feira (23), os moradores de São Paulo se depararam com um pôr do sol avermelhado, resultado dos incêndios que assolam a região amazônica. Além dos focos de fogo na Amazônia, os incêndios que bloqueiam estradas no interior paulista também estão contribuindo para a piora da qualidade do ar na cidade.

Segundo o meteorologista Marcelo Seluchi, do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), os ventos que trazem a fumaça da Amazônia para São Paulo são característicos de momentos que antecedem a chegada de frentes frias, como a que está prevista para este fim de semana.

Desde o início do ano, a região da Amazônia já registrou mais de 44,8 mil focos de calor, um aumento de 82% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Este ano, a situação é ainda mais crítica, com acumulados recordes desde 2010.

O céu avermelhado é resultado da refração dos raios solares na poeira e fuligem, evidenciando a má qualidade do ar. A fumaça, proveniente do sul da Amazônia, é desviada para o interior de São Paulo devido à cordilheira dos Andes.

Na região de Ribeirão Preto, no interior paulista, incêndios de grandes proporções bloquearam estradas e cobriram cidades com fumaça e poeira. O governador Tarcísio de Freitas determinou a criação de um gabinete de crise para lidar com os incêndios na região.

Além de Ribeirão Preto, municípios como Brodowski, Pitangueiras, Batatais e Bebedouro também estão sendo afetados pela fuligem dos incêndios. O parque ecológico de Sertãozinho foi fechado devido à proximidade do fogo.

A situação é especialmente preocupante em áreas rurais, onde a falta de acesso a municípios vizinhos tem dificultado o combate aos incêndios. A Defesa Civil e brigadistas estão atuando para conter as chamas nas rodovias e áreas afetadas.

Em meio a isso, a população enfrenta não só a ameaça dos incêndios, mas também a má qualidade do ar, evidenciada pelo pôr do sol avermelhado que tomou conta de São Paulo nesta sexta-feira.

Por: Francisco Lima Neto


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo