DestaqueDiário do Rio

Filha de Vinicius de Moraes planeja transformar casa histórica na Gávea em centro cultural em homenagem ao poeta.




Filha de Vinicius de Moraes planeja transformar casa histórica na Gávea em centro cultural

Filha de Vinicius de Moraes planeja transformar casa histórica na Gávea em centro cultural

Após a notícia da venda da casa na Rua das Acácias, na Gávea, onde Vinicius de Moraes teria morado, a filha mais nova do poeta expressou seu desejo de transformar o local em um centro cultural em homenagem ao legado artístico do cantor. Com um valor estimado em quase R$ 4 milhões, a residência em estilo chalé, construída nos anos 1930, possui um terreno de 300 m² e está situada em um dos bairros mais nobres da Zona Sul do Rio de Janeiro.

Embora a área esteja sujeita a intensa especulação imobiliária, o imóvel histórico está protegido por leis ambientais que impedem sua demolição. Assim, surgem oportunidades para uma possível conversão da casa em um espaço comercial, como um bistrô, ateliê ou restaurante, seguindo a tendência observada em bairros vizinhos como Botafogo, Humaitá e Leblon, onde imóveis tombados foram transformados em estabelecimentos charmosos.

Recentemente, foi revelado que Vinicius de Moraes nunca viveu na casa em questão; na verdade, quem residia lá era sua irmã Laetitia, que faleceu aos 102 anos e ainda habitava a residência. Segundo Maria de Moraes, filha do poeta e empresária, a ideia de transformar a casa da Gávea em um espaço cultural surgiu após visitar a Casa do Rio Vermelho, em Salvador, onde o casal de escritores Jorge Amado e Zélia Gattai viveu. O espaço foi convertido pela Prefeitura da capital baiana em um memorial aberto à visitação.

No anúncio da venda, a casa foi descrita como um imóvel de cinco quartos, com varanda, jardim frontal e um amplo terreno nos fundos, localizada próxima ao Shopping da Gávea.

É possível acompanhar mais sobre essa história nas redes sociais. Confira a publicação no Instagram abaixo:

Fique por dentro das últimas notícias pelo WhatsApp. Participe do grupo acessando a imagem abaixo:

Entrar no grupo do WhatsApp


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo