DestaqueUOL

Nível das águas do Rio Guaíba em Porto Alegre recua, mas região ainda corre risco de enchentes nos próximos dias






Alerta de enchentes no Rio Grande do Sul

Nível do Rio Guaíba recua, mas região do RS segue em alerta

O nível das águas do Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em aproximadamente um mês, segundo informações divulgadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

O Rio Guaíba, que atingiu seu pico de 5,35 metros em 5 de maio, recuou para 3,58 metros às 5h da manhã de hoje e continua em declínio, marcando 3,53 metros na última leitura às 9h15. Mesmo com essa melhora, o Cemaden alerta que a região metropolitana de Porto Alegre ainda corre risco de enchentes devido à propagação da onda de cheia de outros rios na região, como Jacuí, Taquari, Caí e Sinos.

Em Pelotas, na região da Lagoa dos Patos, a situação é crítica, com a lagoa a 2,43 metros, bem acima da cota de inundação de 1,70 metro. O Cemaden aponta que os riscos hidrológicos podem se agravar devido ao alto deflúvio do Lago Guaíba e a elevação dos níveis de outros rios na região.

Impacto das enchentes

Apesar da redução no nível das águas, os danos causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul continuam a aumentar. O governo do Estado divulgou que o número de municípios afetados subiu para 475, atingindo 2,39 milhões de pessoas. O total de mortos aumentou para 171, enquanto os desaparecidos diminuíram para 43 e as pessoas em abrigos para 37.812. Os desalojados permanecem em 580.111.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo