DestaqueUOL

Chanceler Mauro Vieira articula reação a falta de transparência na Venezuela e conversa entre presidentes pode ocorrer – Viagem às Filipinas





Chanceler Mauro Vieira articula reação à decisão do Supremo venezuelano durante viagem às Filipinas

O chanceler brasileiro Mauro Vieira, em viagem oficial às Filipinas, iniciou uma articulação ainda na madrugada local ao lado de seu colega colombiano, Luis Murillo, para reagir à decisão do Supremo Tribunal venezuelano de não divulgar as atas da suposta vitória de Nicolás Maduro. Os dois países estão cobrando transparência nesse processo eleitoral que tem gerado controvérsias.

Segundo fontes diplomáticas, uma conversa entre os presidentes Lula e o colombiano Gustavo Petro pode acontecer ainda nesta sexta-feira para discutir a situação política na Venezuela e os próximos passos a serem tomados diante da decisão do TSJ.

Como era esperado, o Tribunal Supremo de Justiça da Venezuela chancelou a reeleição de Maduro, em uma decisão que foi anunciada nesta quinta-feira, exatos 25 dias após a eleição presidencial de 28 de julho. De acordo com os dados divulgados, Maduro teria vencido com quase 52% dos votos.

No entanto, o TSJ não se pronunciou sobre a divulgação das atas, os comprovantes de votação, apenas determinando que esses documentos devem ser mantidos sob tutela judicial a partir de agora, sem uma divulgação pública.

A situação na Venezuela continua gerando preocupação entre os países vizinhos e parceiros da América Latina, que buscam uma saída negociada e democrática para a crise política que se arrasta no país. As articulações diplomáticas devem seguir nos próximos dias para tentar encontrar uma solução para a questão eleitoral na Venezuela.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo