DestaqueUOL

Candidatos se inspiram em presidentes na escolha de seus nomes de campanha, com destaque para ‘Lula da Cachaça’ e ‘Negona do Bolsonaro’






Artigo Político – Candidatos com referências a líderes políticos

Outros, porém, têm o presidente como referência política. É o caso de candidatos do PT, como “Vinicius LulaLivre”, candidato a vereador em Alto do Paraíso (GO), e “Lula do Assentamento”, postulante a vereança em Alto Alegre dos Parecis (RO) e dirigente do MST, que divulga em suas redes sociais diversas publicações de apoio ao presidente.

Nomes temáticos também são opção entre candidatos ‘lulistas’. Entre eles estão “Lula da Cachaça”, “Lula o Amigo de Sempre”, “Lula Cavalgada”, “Lula Pedreiro”, “Lula do Ônibus”, “Lula do Brejo” e “Jamilly de Lula do Transporte”.

‘Negona do Bolsonaro’

Entre os que levam o sobrenome do ex-presidente, estão 40 candidatos do PL. Apenas dois são do PSB, de centro-esquerda, e os demais de partidos do centrão ou direitistas.

Maioria leva “Bolsonaro” como suposto sobrenome. Alguns, porém, adotam uma lógica “temática”, assim como parte dos lulistas. Entre eles, estão “Ratinho Mecânico Bolsonaro”, candidato a vereador pelo Podemos em Japaratuba (SE), “Querida Bolsonaro”, postulante ao legislativo de Oeiras do Pará (PA) pelo PL, e “Negona do Bolsonaro”, candidata pelo PL à vereança no Rio de Janeiro.

Origem conservadora. Segundo Vanessa da Silva Oliveira, que se apresenta aos eleitores como “Negona do Bolsonaro”, a escolha do nome não foi “apenas para a campanha”. “Desde que comecei a me envolver ativamente na política, coloquei esse nome nas minhas redes. Sempre me identifiquei muito com as pautas defendidas pelo presidente Jair Bolsonaro. (…) Esse nome sempre foi uma forma de deixar claro quais são os meus valores e em quem eu me inspiro”, afirmou ao UOL.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo