DestaqueUOL

Presidente Lula impedido de viajar para Cúpula dos Brics devido a recomendação médica; participará por videoconferência em Brasília.

Kalil disse que a equipe médica contraindicou um voo de longas horas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não participará da Cúpula dos Brics em Kazan devido a um impedimento temporário para viagens de avião de longa duração, conforme informou o Planalto. A decisão é baseada na orientação médica recebida pelo presidente, que participará do evento por videoconferência.

Com isso, Lula terá uma agenda de trabalho normal esta semana em Brasília, de acordo com o governo. O presidente continuará sob os cuidados dos médicos Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio, da equipe médica responsável por seu acompanhamento.

Entenda o acidente

O presidente Lula foi internado no hospital Sírio Libanês em Brasília após um acidente doméstico. Segundo o boletim médico, ele deu entrada na unidade de saúde no sábado (19) com um ferimento na cabeça.

A região occipital, localizada na parte de trás do crânio e na base da cabeça, é uma área crucial para a visão. Segundo o neurocirurgião Jamil Farhat Neto, um trauma de alto impacto nessa região pode afetar a visão do presidente ou causar sintomas como tonturas e dores de cabeça.

O ferimento corto-contuso, produzido por uma contusão que corta a pele, é explicado pelo neurologista Guilherme Torezani. Ele exemplifica que esse tipo de lesão ocorre, por exemplo, ao bater a cabeça em objetos não afiados, como a quina de uma mesa ou o meio-fio.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo