DestaqueUOL

Promotores da Guatemala pedem retirada de imunidade de presidente por abuso de autoridade, em mais um capítulo de confronto político.






Artigo Jornalístico

Presidente da Guatemala enfrenta pedido de retirada de imunidade criminal

CIDADE DA GUATEMALA – Promotores da Guatemala entraram com um pedido para retirar a imunidade criminal do presidente Bernardo Arévalo, a fim de que ele possa responder às acusações de abuso de autoridade, neste mais recente capítulo do enfrentamento entre os dois lados.

Segundo informações, este é o terceiro pedido contra Arévalo somente este ano, desde que ele assumiu a presidência após uma campanha contra corrupção. Todos os pedidos foram iniciados pelo Escritório Especial contra a Impunidade, que inicialmente tentou bloquear a posse de Arévalo e agora trabalha para que ele deixe o cargo.

O promotor à frente desta investida contra o presidente, Rafael Curruchiche, está na lista do Departamento de Estado dos Estados Unidos de agentes corruptos e antidemocráticos. Ele já foi alvo de sanções por mais de 40 países, o que adiciona mais complexidade a esse caso.

Os desdobramentos dessa situação prometem mais movimentações nos próximos dias, com a população atenta ao desenrolar dos acontecimentos e às possíveis consequências para a estabilidade política do país. Acompanharemos de perto as atualizações sobre este caso.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo