Câmara dos DeputadosDestaque

Projeto que prioriza recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente beneficia municípios com potencial turístico em áreas de conservação




Projeto de lei beneficiará municípios com potencial turístico em áreas de conservação

21/08/2024 – 13:53

Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Texto de Mandel aumentou o número de cidades que podem ser beneficiadas

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou projeto (PL 296/20) que concede prioridade na destinação de recursos do Fundo Nacional do Meio Ambiente (FNMA) a municípios com potencial turístico vinculado a unidades de conservação (UCs) abertas à visitação, como parques e florestas nacionais.

De autoria do deputado Felipe Carreras (PSB-PE), o texto altera a Lei 7.797/89, que criou o FNMA.

O relator, deputado Amom Mandel (Cidadania-AM), deu parecer favorável, na forma de um substitutivo mais amplo: enquanto o projeto beneficia apenas as cidades com parques nacionais, Mandel decidiu estender a prioridade para todos os municípios com UCs aberta à visitação de turistas.

“Os entes federados administram parques estaduais e municipais, monumentos naturais, florestas públicas. Há ainda reservas particulares do patrimônio natural com visitação, e todo esse conjunto de áreas protegidas que permitem turismo ecológico deve ser beneficiado”, disse o relator.

O substitutivo aprovado também restabelece a prioridade na destinação de recursos do fundo ambiental a projetos na Amazônia Legal e no Pantanal Mato-Grossense, hoje prevista na Lei 7.797/89, mas que é abolida na proposta original.

Próximos passos
O PL 296/20 vai agora à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde será analisado em caráter conclusivo. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo