Projeto de lei garante prioridade em exames periciais para mulheres vítimas de violência doméstica, aprova Comissão da Câmara dos Deputados.

Projeto de Lei Prioriza Exames Periciais para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica
21/08/2024 – 15:18
Maria Arraes, relatora do projeto de lei
A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1442/24, que garante às mulheres vítimas de violência doméstica e familiar a prioridade em exames periciais. A proposta, que visa alterar a Lei Maria da Penha, recebeu o aval da relatora, deputada Maria Arraes (Solidariedade-PE), que enfatizou a importância da medida.
A deputada Maria Arraes destacou: “A proposta identifica o momento em que a resposta rápida é relevante e garante à vítima a segurança de que a violência sofrida ficará bem documentada”. Essa decisão visa proporcionar celeridade na realização das perícias, o que pode ser crucial para a coleta de evidências e o sucesso das ações penais contra os agressores, como ressaltou a autora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ).
Próximos passos
O projeto agora segue em tramitação com caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, também precisará ser aprovado pelo Senado.