Pacto pela Inovação consolida o Rio de Janeiro como polo de inovação no Brasil durante o Rio Innovation Week


O Rio Innovation Week (RIW) já é evento de inovação consolidado na cidade. Através dele, negócios e investimentos são captados para as economias carioca e fluminense. Um dos desdobramentos do encontro foi a assinatura do Pacto pela Inovação, ato que consolida a capital como polo de inovação no Brasil.
O manifesto reúne acadêmicos, investidores, empreendedores e setor público, com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico sustentável através da transformação da produção acadêmica local em negócios bem-sucedidos.
Durante a mesa redonda, mediada por Alexandre Vermeulen, presidente da Invest.Rio, agência de promoção e atração de investimentos da Prefeitura, também foram discutidas formas de colaboração entre universidades, startups e setor empresarial, como vetor de fomento do ecossistema de inovação fluminense.
Entre os representantes do universo acadêmico estavam profissionais, como Romildo Toledo, diretor do Parque Tecnológico da UFRJ; Marcelo Viana, presidente do IMPA; Marcio Albuquerque, diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF); Samuel Barros, reitor do IBMEC; Alexandre Street e Luiza Martins, professores da PUC-Rio e Klena Sarges, pesquisadora da FioCruz.
A mesa redonda contou ainda com a participação de representantes do mercado de inovação, como Bruno Flach, diretor de pesquisas da IBM; Daniel Marigliano, head de alianças da FCJ Group; Cristiane Moura, gerente sênior da BIP Consultoria; Daniel Barros, CEO do Maravalley; Moises Swirski, cofundador da MSW Capital; Rafaela Guerrante, pesquisadora do INPI e Francine Tavares, CEO da Dobra Tech.