DestaqueSenado Federal

Ministério Público investiga esquema de lavagem de dinheiro do PCC em negociações de jogadores da Série A do Brasileirão.

O senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, fez graves denúncias nesta quarta-feira (21) durante seu pronunciamento no Plenário. Segundo ele, o Ministério Público de São Paulo está investigando um esquema de lavagem de dinheiro envolvendo o Primeiro Comando da Capital (PCC) nas negociações de jogadores de futebol da Série A do Campeonato Brasileiro.

Kajuru destacou que as informações divulgadas pelo UOL e pela Folha de S.Paulo surgiram a partir de uma delação premiada do corretor de imóveis Antônio Vinícius Lopes, que admitiu participar do esquema. De acordo com as reportagens, foram apresentadas evidências de que empresas agenciadoras de jogadores teriam negociado atletas do Corinthians e do São Paulo com recursos provenientes do crime organizado.

O senador afirmou que o corretor entregou aos promotores contratos, comprovantes de pagamento e prints de conversas no WhatsApp que indicam a suposta participação do PCC nas transações de jogadores. Os promotores suspeitam de lavagem de dinheiro do tráfico na aquisição dos atletas por meio dessas empresas agenciadoras.

Kajuru, que preside a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, ressaltou a importância de preservar a integridade do futebol brasileiro. Ele citou as declarações dos clubes São Paulo e Corinthians, que negaram qualquer envolvimento no caso em questão.

O senador declarou: “Não quero fazer juízos precipitados, mas apenas espero que os promotores levem adiante o trabalho que iniciaram. Como membro da Comissão de Esportes e também vice-presidente da Comissão de Segurança Pública, acompanharei de perto as investigações do Ministério Público paulista”.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo