Força Nacional de Segurança Pública permanecerá no Rio Grande do Sul por mais 30 dias para auxiliar nas operações de segurança

Os agentes da Força Nacional continuarão atuando no estado gaúcho em ações de policiamento ostensivo, busca e salvamento, além de prestar apoio às forças de segurança locais. A medida visa garantir a preservação da ordem pública e a segurança das pessoas e do patrimônio.
O prazo de atuação da Força Nacional no Rio Grande do Sul iniciou-se ontem (20) e se encerrará em 17 de setembro. Caso seja necessário, a permanência dos agentes poderá ser prorrogada.
Desde meados do mês de maio, a Força Nacional está presente no Rio Grande do Sul, auxiliando no socorro às vítimas das fortes chuvas que assolaram o estado e na manutenção da segurança pública. O efetivo da Força Nacional é formado por policiais militares, civis, bombeiros e peritos cedidos temporariamente por diversos estados, além de agentes federais.
Subordinada à Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, a Força Nacional pode ser acionada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação dos governadores ou de ministérios que necessitem de apoio para a realização de atividades específicas.
A presença contínua dos agentes da Força Nacional no Rio Grande do Sul reforça o compromisso do governo federal com a segurança e o bem-estar da população, demonstrando a importância de ações conjuntas entre as esferas federal e estadual no combate à criminalidade e na garantia da ordem pública.