DestaqueDiário do Rio

Eduardo Paes oficializa criação do Museu Olímpico na Barra da Tijuca, com destaque para os Jogos de 2016 no Rio.






Museu Olímpico será inaugurado na Barra da Tijuca

Museu Olímpico será inaugurado na Barra da Tijuca

No dia 20 de agosto, o prefeito Eduardo Paes formalizou a criação do tão aguardado Museu Olímpico. Localizado no Velódromo da Barra da Tijuca, na zona Oeste do Rio de Janeiro, o museu contará a história das Olimpíadas, com foco nos Jogos de 2016 realizados na cidade.

O espaço interativo incluirá áreas dedicadas a diferentes modalidades esportivas, como esportes aquáticos, terrestres, de campo e de tatame. Além disso, o Museu Olímpico terá um destaque especial para atletas brasileiros e figuras marcantes dos Jogos no Rio, como Usain Bolt e Michael Phelps.

As obras de reforma do Velódromo e de museografia estão estimadas em R$ 60 milhões. Inicialmente, a prefeitura havia anunciado a inauguração para agosto de 2024, em comemoração aos oito anos dos Jogos Olímpicos na cidade, mas a data exata ainda não foi confirmada.

O museu estará localizado no mezanino do Velódromo, no 3º andar do Parque Olímpico, e terá um formato oval, para permitir que os visitantes circulem pelo espaço de forma contínua. Para a construção do acervo e das obras interativas, a Secretaria de Esportes realizou duas licitações.

Com a chancela do Comitê Olímpico Internacional, o Museu Olímpico promete ser um importante legado dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro e oferecerá aos visitantes uma experiência imersiva e educativa sobre a história do maior evento esportivo do mundo.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo