
Recuperação dos corpos de reféns em Gaza durante visita do secretário de Estado dos EUA ao Egito
No momento em que o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, se reuniria com autoridades no Egito, a recuperação dos corpos de seis reféns em Gaza marcou um ponto crucial nas negociações entre Israel e o grupo militante Hamas. A visita de Blinken à região visa superar as diferenças e buscar um acordo que ponha fim aos combates em Gaza.
O ministro da Defesa de Israel, Yoav Gallant, anunciou a recuperação dos corpos de Yagev Buchshtab, Alexander Dancyg, Abraham Munder, Yoram Metzger, Nadav Popplewell e Chaim Peri dos túneis sob Khan Younis, no sul de Gaza, após uma operação considerada complexa pelas autoridades. Gallant afirmou que o objetivo é devolver os reféns a Israel e desmantelar o Hamas.
O Fórum de Famílias de Reféns, que representa a maioria das famílias dos reféns, saudou a notícia da recuperação dos corpos, mas reiterou a necessidade de um acordo de libertação dos 109 reféns restantes em Gaza. O apelo é para que o governo de Israel, com auxílio de mediadores, finalize um acordo negociado com o Hamas.
O primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, alvo de críticas por não ter conseguido um acordo anteriormente, garantiu que o governo continuará trabalhando para trazer de volta os reféns que ainda estão sob custódia do Hamas em Gaza.