Câmara dos DeputadosDestaque

Comissão da Câmara dos Deputados aprova projeto que reduz taxa de fiscalização sanitária em produtos fumígenos artesanais



Projeto de Lei que reduz taxa de fiscalização sanitária para produtos fumígenos artesanais é aprovado em comissão da Câmara dos Deputados

20/08/2024 – 11:07

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

Heitor Schuch recomendou a aprovação da proposta

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1347/24, que reduz, de R$ 100 mil para R$ 50 mil, a taxa de fiscalização sanitária cobrada na revalidação, renovação ou registro de produtos fumígenos elaborados de forma artesanal.

A proposta também limita a cobrança da taxa a uma única vez a cada cinco anos. Atualmente, essa taxa é exigida anualmente de todos os produtores pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e está prevista na Lei 9.782/99.

O deputado Heitor Schuch (PSB-RS), relator do projeto, recomendou sua aprovação. Segundo Schuch, a medida pode beneficiar os produtores artesanais de cigarros e equivalentes, que enfrentam concorrência de fabricantes nacionais e importadores.

“A proposição incentiva a preservação das práticas tradicionais, promove maior equidade no mercado competitivo e estimula o setor a planejar e investir em suas ativividades”, afirmou o relator.

Próximos passos: O projeto passará agora pela análise das comissões de Finanças e Tributação e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para se tornar lei, a proposta deve ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado.

Reportagem – Janary Júnior
Edição – Natalia Doederlein

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo