
Programa Mapeia Risco SP destina R$ 3,2 milhões em ações de prevenção de desastres
O programa Mapeia Risco SP, desenvolvido pela Defesa Civil estadual de São Paulo, anunciou um investimento de R$ 3,2 milhões em ações de mapeamento de risco e prevenção de deslizamentos de terra e inundações nos municípios do estado. Em 2024, 52 cidades serão contempladas com planos de redução de risco, setorização e mapa comunitário, visando mitigar as ameaças existentes em cada localidade.
Com o intuito de auxiliar os gestores municipais na adoção de políticas públicas e obras preventivas, a Defesa Civil estadual já produziu mapeamentos de risco para 361 dos 645 municípios paulistas. A seleção das cidades beneficiadas é baseada em critérios técnicos, levando em consideração fatores como número de habitantes, densidade demográfica, áreas de alto risco e histórico de ocorrências anteriores.
Um dos municípios contemplados com o Mapa Comunitário de Risco é São Luiz do Paraitinga, que se tornará a primeira cidade a contar com um Sistema de Alerta por Sirenes para Cheias de Rios. Além disso, bairros e comunidades vulneráveis a inundações receberão o mapa de risco e placas de sinalização, indicando rotas de fuga e locais de abrigo em caso de emergência.
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.