
Na sexta-feira, a ONU pediu que se estabeleçam “pausas humanitárias” na Faixa de Gaza para vacinar mais de 640.000 crianças. Foi detectado um caso de poliomielite na região, o primeiro relatado no território palestino em 25 anos.
O caso foi registrado em Deir al Balah, no centro do território palestino, e envolve “um bebê de dez meses que não foi vacinado”. Quase todos os 2,4 milhões de habitantes dessa localidade foram deslocados em dez meses de guerra.
Trégua em Gaza
Blinken afirmou nesta segunda que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, declarou o seu apoio à proposta dos EUA de aproximar Israel e o Hamas para alcançar um cessar-fogo.
Ele incitou o Hamas a fazer o mesmo que Israel. “Em uma reunião muito construtiva com o primeiro-ministro Netanyahu hoje, ele me confirmou que Israel aceita a proposta de aproximação. Que a apoia. Agora cabe ao Hamas fazer o mesmo”, declarou.
Israel se comprometeu a enviar uma delegação para as novas negociações. O encontro, que debaterá um acordo de cessar-fogo em Gaza, está previsto para ocorrer nesta semana em Doha ou no Egito. Antes, Israel e Hamas trocaram acusações sobre a responsabilidade pelo fracasso na rodada anterior de negociações indiretas.