
ONG VoteLGBT lança programa inovador para monitorar casos de violência política
No próximo semana, a renomada ONG VoteLGBT irá lançar um programa inovador com o objetivo de receber denúncias e monitorar casos de violência política contra candidaturas LGBTQIA+ durante as eleições municipais deste ano.
Utilizando tecnologia de inteligência artificial, a ferramenta irá categorizar as ocorrências de acordo com seu tipo, desde ameaças físicas até discursos de ódio. Os cidadãos poderão enviar suas denúncias e prints de posts em redes sociais por meio de um canal específico no WhatsApp.
Todas as informações recebidas serão encaminhadas pela entidade ao MPF (Ministério Público Federal) e ao Ministério de Direitos Humanos, permitindo assim uma ação mais efetiva das autoridades competentes.
Além disso, o programa irá gerar um relatório completo com o perfil das vítimas e uma análise detalhada dos crimes mais recorrentes. Segundo o diretor-executivo da VoteLGBT, Gui Mohallem, “dimensionar o tamanho do problema é o primeiro passo para a criação de mecanismos de combate aos crimes que afetam as candidaturas LGBT+”.
Em um gesto de apoio ainda maior, a ONG também disponibilizará 600 consultas com psicólogos LGBTs para as vítimas de violência política.
Com a colaboração de Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith.