Imigrantes da República de Guiné são resgatados em navio cargueiro no Rio de Janeiro pela Polícia Federal em operação humanitária.

De acordo com informações da PF, os imigrantes se encontravam em condições precárias de saúde e foram resgatados por razões humanitárias. Por conta disso, receberam autorização para desembarque condicional, sendo que dois deles são menores de idade.
Um dos imigrantes manifestou interesse em solicitar refúgio no Brasil, o que será analisado pelas autoridades responsáveis. Enquanto aguardam o desenrolar dos procedimentos legais, os cinco imigrantes ficarão sob responsabilidade da seguradora do navio, que tem bandeira maltesa.
Além disso, a Polícia Federal informou que a embarcação foi submetida a uma inspeção da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) devido à suspeita de infecção por malária em um dos imigrantes resgatados e em um dos tripulantes.
Esse resgate coloca em destaque a questão dos imigrantes clandestinos que buscam melhores condições de vida em outros países, muitas vezes enfrentando dificuldades e colocando suas vidas em risco. É importante que sejam tomadas medidas para garantir a segurança e bem-estar dessas pessoas, assim como para coibir atividades ilegais relacionadas ao tráfico de pessoas.
A PF segue investigando o caso para determinar as circunstâncias em que os imigrantes se encontravam e para garantir que seus direitos sejam respeitados durante todo o processo.